2ª Edição

DOCUMENTÁRIOS

2ª EDIÇÃO

Diretor: Pedro Rocha
Região
: Nordeste (Fortaleza – CE)
Produtora: Corpo Aberto
Sinopse: Ivan, 30, acaba de sair da cadeia depois de oito anos preso. De volta a sua casa, ao convívio de sua esposa, Gleice, e de sua filha, Glenda, de seis anos, que ele mal conhece. É uma chance de retomar a vida. No entanto, o passado ainda o atormenta. Ivan está em liberdade condicional. Uma tornozeleira eletrônica o proíbe de fazer qualquer trajeto que não seja o de casa para o trabalho, do trabalho para casa. Em casa, o convívio completa-se apenas na presença de Neto, um jovem de 18 anos que ele conheceu logo depois de sair da cadeia. Os dois curtem a semi-liberdade e Ivan se reconhece no amigo. Mas longe dali ele é apenas um pequeno ponto azul no radar da polícia e todos os seus passos serão monitorados.


Diretor: Francisco Guarnieri
Região
: Sudeste (São Paulo – SP)
Produtora: Mira Filmes
Sinopse: Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Seus filhos, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política. A partir desses dois retratos geracionais, o neto e diretor Francisco procura refletir sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

 


Diretora: Carol Benjamin
Região
: Sudeste (Rio de Janeiro – RJ)
Produtora: Daza Filmes
Sinopse: Iramaya Benjamin era casada com um coronel do Exército até que seus dois filhos se engajaram na guerrilha clandestina contra a ditadura militar. Conhecida hoje como “Mãe da Anistia” no Brasil, Iramaya, no entanto, experimentou uma profunda crise pessoal quando a democracia foi reestabelecida e sua vida voltou ao normal após 10 anos de luta. O documentário parte da busca de sua neta Carol que, após a morte da avó, encontrou uma caixa cheia de cartas íntimas escritas por Iramaya ao longo de 36 anos (1972 – 2008).


Diretora: Priscilla Brasil
Região
: Norte (Belém – PA)
Produtora: Companhia Amazônica De Filmes
Sinopse: Num pequeno aeroporto da Amazônia, Júlio tenta conseguir horas de vôo para seu primeiro brevê enquanto Patrícia, a única mulher comandante do local, tenta ganhar um salário compatível com o dos homens. Nadinho, um velho e bem sucedido piloto,tenta ajudá-los enquanto esconde um grave segredo.